Minha lista de blogs

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BORDEAUX, BRUGGE, AMSTERDAM E LONDRES

Demorou, mas.... saiu!! Hoje, o post é sobre a minha viagem a Europa...E o que falar da Europa? Continente sensacional, roteiro perfeito! Acho que não poderíamos ter escolhido melhor! Em cada canto que passávamos, uma surpresa, alguns suspiros e muita comida! E para cada prato uma bebida diferente, em Bordeaux, vinho; em Brugge, cerveja; em Amsterdam, mais cerveja, e em Londres, de tudo um pouco! Passamos 20 dias viajando nos encantando, e passando uns pequenos perrengues!
Vou começar do início:
14.10.10- Saímos do Rio as 16:20 rumo a Bordeaux. Achamos que seria uma viagem tranquila, mas ao invés disso tivemos muita turbulência ( e algumas lágrimas da minha parte... Cheguei a pensar que o avião ia cair e comecei a chorar desesperadamente, fui sentar na cadeira do comissário, que também achava que o avião ia cair, tinham que ver a cara do sujeito! Depois de uns 10 copos d'água com açúcar e umas 20 Ave Maria, voltei ao meu lugar e repetia para o Fabio (marido) "Fabio, esse avião não pode cair na ida! Seria muita sacanagem!" Passado o surto com muitas doses de glicose, relaxei...Admito, rídicula!). Chegamos em Lisboa as 5:40 (am), e ficamos até as 9:00 (am) esperando nosso voo para Paris, com escala em Madrid. Chegamos em Paris as 15:40. Muito cansados, pegamos um taxi para nos levar até Montparnasse, e lá pegaríamos um trem rumo a Bordeaux. Paramos num café na Boulevard de Vangirard, muito charmoso. Comemos um belo Croque e bebemos um vinho branco maravilhoso, e o clima não poderia estar melhor!
Nosso trem partia as 18:20, portanto, terminamos o nosso "humilde lanche"e fomos para Gare Montparnasse. E eu saí do café pensando: o que é que Paris tem de tão especial? A torre Eifel? Os cafés maravilhosos e charmosos? A arquitetura? O Louvre? O romantismo? É... Paris tem tudo isso de especial!Mas nada eu sabia do que estava por vir e por ver!
Chegamos em Bordeaux as 21:30 em ponto como marcava o bilhete.
Fiquei encantada já na estação!! "É UM LUGAR LINDO!" Não parava de repetir no ouvido do Fabio! Pegamos um taxi para o nosso hotel. Continental o nome. Nos espantamos ao ver que era um hotel 2 estrelas, o Fabio não queria nem entrar! Mas entramos, e subimos num micro elevador, muito charmosinho, mas.....chegamos ao nosso quarto, e aí a surpresa: uma graça! tem até sacada que dá para rua, e a vista?! Moulin Rouge total! Por falar nisso, ficamos em uma rua extremamente badalada com excelentes lojas e restaurantes ( Rue Montesquieu).
Tomamos um belo banho e logo descemos para jantar. Comemos em um restaurante muito próximo ao nosso hotel (10 passos!): Le Grand café (ma-ra-vi-lho-so!). Eu comi um risoto de queijos e o Fabio um entrecote que parecia muito bom também! De volta ao hotel, fizemos uma coisa que há horas não fazíamos: DORMIMOS!! E muito! Acordamos no dia seguinte as 14:00! Quel ' horrour! Odeio dormir em Euros :-(

                                  Estação de Bordeaux                           Le Grand Café

Dia 15.10.10-  Aproveitamos o dia da única maneira que restou... caminhamos, pois já era muito tarde para qualquer outro tipo de programa... e foi muito bom! Exploramos a cidade! Tomamos um chocolate quente e comemos um croque num café na Place des grands hommes. Lembramos muito do meu irmão Marquinhos que adora creme, e o chocolate tinha creme demais!
                                            
Chocolate quente com creme na Place des grands hommes

Depois desse exagero, fomos ao office de tourisme para comprar o nosso City Tour e a ida a vinícola. As pessoas não eram lá muito simpáticas, mas saímos de lá com nossos passeios resolvidos, e era isso que importava! Caminhamos bastante até achar uma galeria, com uma dona bastante simpática, que adorava conversar (bom, achei uma pessoa que fala tanto quanto eu!) ficamos lá por um tempinho e aproveitamos a sua boa vontade e simpatia para pedir algumas dicas, e ela nos deu várias!
Uma delas foi a Rue Sainte Catherine (só de lojas não passa carro). Fomos direto para lá! E compramos umas coisinhas! Para descansar um pouco, paramos no Café des Arts ( na mesma rua) Tomamos um vin blanc e comemos um queijo incrível! ( roasted Camembert).
Saímos do café e voltamos ao hotel, só para deixar as compras. Descemos e vimos que a Hagen Daz ainda estava aberta....então, porque não um sorvete?!
Não satisfeitos com o sorvete, resolvemos jantar logo, pois tinhamos que acordar cedo no dia seguinte. Então aproveitamos uma das dicas da dona da galeria e fomos para o restaurante do hotel Le Regent, mas como o Fabio estava mais esportivo, nos mandaram para outro restaurante, dentro do hotel mesmo e muito bom! Só achamos um pouco caro para o que é...
PS- Tentamos alugar uma bicicleta mas não conseguimos, a máquina não aceita dinheiro e só aceita cartão de residentes... vai entender! Cest la vie!!

                                     
    
         Vista do nosso quarto                                                                   Escadaria do hotel Continental

Dia 16.10.10- Pedi ao Fabio que colocasse o despertador para 8:00, mas não despertou, ou despertou e nós não escutamos...O que nos acordou hoje foi a batida na porta de uma camareira, as 13:00! Perdemos o nosso city tour :-( . Decidimos então andar até o office de tourisme para pegar outro onibus, o que foi ótimo! O passeio valeu a pena, mas perdemos $16,00 Euros.
Hoje teve uma manifestação em Bordeaux, muito desagradável andar por aqui...Passamos no carrefour para comprar vinho, sabonete (sabor uva), shampoo, condicionador. Achamos uma loja de queijos (ao lado do nosso hotel), compramos alguns tipos de queijo e pão (delicia!).
Depois de comer uns queijinhos e degustar um vinhozinho no nosso quarto, descemos para continuar a nossa caminhada. Queríamos alugar uma bicicleta, então uma pessoa nos deu uma dica fabulosa: na Place du Chapelet tem um bicicletário que aceita cartão internacional! Conseguimos alugar nossa bici!
Com as nossas bicicletas, tudo ficou bem melhor! Passeamos a beira do rio Garonne, fomos até o final do rio, onde tem bares e lojas, muito charmoso! Tomamos um vinho ( eu um rose e Fabio, tinto) com batatas fritas! Deliciosas! Aliás, batatas fritas não deveriam faltar no roteiro de ninguém que venha a Bordeaux! São realmente a terceira maravilha depois do vinho e da arquitetura!
Depois de todo esse passeio, voltamos para o hotel para descansar um pouco. Dormimos. Assim que acordamos, umas 22:00 descemos correndo para jantar no Cafe Regent (46,Place Gambetta) Muito bom! Tré bon!
PS (importante): Parei em uma Pâtisserrie na Galerie des Grands Hommes para comer uma tartelete de morango, a melhor que eu já comi! Um pedaço do paraíso! Não me lembro o nome da Pâtisserie, mas é a única na galeria, não é difícil de encontrar.

Dia 17.10.10- Conseguimos acordar! Tomamos o café da manhã reforçado pois sabíamos o que nos esperava: uma caminhada de 10km pelos Châteaus de Bordeaux (escolhemos o Balade sur les coteaux Garonne), mas tem vários outros tipos de passeio.
Pegamos um ônibus e lá fomos nós ( e mais 9 pessoas) para o nosso passeio! A guia era uma senhora, Marie, devia ter uns 60 anos, mas com uma disposição de dar inveja! Passamos muito frio! E o vento não estav a ajudando! A princípio achei que fossemos "amarelar" para o passeio, mas depois que começamosa andar tudo ficou melhor! Após uns 5 km de caminhada chegamos ao nosso primeiro Château: De Marsan, muito lindo, e com uma estrutura fantástica! Fizemos um pic nic (mesão para 15 pessoas). Tudo lindo! Comida: pão, queijo, aspargus, peito de pato, e fois gras. Não tinha muita opção para mim, mas, comi bastante aspargus e queijo! E muito vinho, claro! Começamos a degustação por um vinho branco, depois passamos para o rosé, daí para um tinto mais fraco, depois outro tinto mais encorpado... pratos e talheres de plástico, as taças, de vidro.
Depois dessa degustação maravilhosa, o difícil foi levantar da mesa para continuar a caminhada, eu, particularmente estava um pouco alta, e tinhamos mais 6 km até o próximo château para mais degustação!
Ao chegarmos no Châteaude Grand Branet, ficamos encantados com a arquitetura, deslumbrante! Mas, aqui o vinho é feito de maneira mais rústica, as máquinas são usadas bem menos do que no outro Château. Não achamos o vinho tão bom, mas valeu a pena para ver as diferenças de uma vinícola tão sofisticada para outra onde os vinhos ainda são rotulados um a um pelas mãos da própria dona.
Quando voltamos a Bordeaux deixamos os nossos vinhos no hotel (compramos 7 garrafas -não façam isso NUNCA!!) e fomos comer. Descobrimos uma Crêperie muito boa! Chama-se La Crêperie e fica na  20, rue Georges Bonnac.

dia 18.10.10- Hoje, apesar de ser nosso último dia, aproveitamos para dormir mais um pouco, e acordamos 12:30 (pm). Fomos almoçar no restaurante Le 5, fica na 5, allée de Tourny, excelente restaurante!
Fomos direto dali para umas pequenas compras! Vocês sabem como é, bebados ficam ricos, é impressionante!!
Andamos pela rue Ste. Catherine e tomamos um chá na fnac. Arrumei toda mala, pois partiríamos as 13:55 rumo a Brugge. Passaremos de vinho a cerveja!
Mais tarde pensamos em jantar num restaurante do lado do nosso hotel, o 5th avenue, mas eram só sanduíches, portanto, perguntamos para o recepcionista do nosso hotel qual restaurante poderíamos ir para comer uma boa pizza, ele nos indicou o Peppone ( 31, Cours Georges Clemenceau) e sem exageros nem pestanejos Fabio e eu achamos a melhor pizza que já comemos na nossa vida! A cada pedaço era um : hummmmmmmmmmmmmmm! Eu pedi a Intervista e o Fabio pediu a Pizza Chorrizo ( a do Fabio estava um pouco melhor que a minha, muito saborosa!)Não tenho palavras para descrever essa pizzaria! Tem que ir a Bordeaux e comer! Super indicado! E fora que o lugar é super legal, bem charmoso! Nós sentamos em uma mesa no segundo andar perto de uma lareira... muito gostoso!

dia 19.10.10- Último dia em Bordeaux, primeiro dia em Brugge.
Conclusão de Bordeaux: Comer, beber, e andar)
Mas como nada é perfeito nessa vida, tivemos um dia infernal, catastrófico!
Entre mortos, feridos, manifestações e andanças, salvaram-se todos!
Acordamos cedo para aproveitarmos as últimas horinhas de Bordeaux.
Fomos para o Museu do vinho, bacana, valeu a pena! O Fabio achou o museu meio "mico"mas foram apenas 6 euros e também muita coisa que vimos ali complementava o que nossa guia Marie falou para nós no dia do passeio às vinícolas.
Bom, depois fomos a pizzaria Peppone novamente para nos despedir daquela pizza perfeita! Comemos rapidinho, mas o pior estava por vir... Enquanto comíamos manifestantes passavam do nosso lado, muita mas muuuuuuita gente mesmo! OK, nada contra eles até então, até chegarmos ao hotel às 13:00 (detalhe: nosso trem partia às 13:55), pedimos a recepcionista um taxi para nos levar até a estação. Ela ligou para várias empresas, mas nenhuma tinha carro disponível e nem tinha como os taxistas passarem pelo hotel para nos pegar, pois Bordeaux inteira estava fechada por causa dos manifestantes, todas as lojas fecharam as portas...ou seja: caos total! Perguntei a recepcionista o que seria mais indicado fazer, e ela disse que teríamos que ir andando até a Place des Quinconces e de lá pegar um trem que nos levasse até a estação.
Andamos com as nossas mega malas até a praça, mas adivinhem: os trens também estavam parados, pois os manifestantes estavam em cima dos trilhos, ou seja, não tinha como passar! Então fui até o Office de tourisme para ver se alguém podia me dar uma luz! Chegando lá, a moça que me atendeu disse que eu não conseguiria nenhum meio de transporte para sair dali, o jeito seria ir andando até a estação, que ela me garantiu que seria uma caminhada de 15 minutos no máximo- francesa cretina mentirosa!- a pior parte foi ter que falar para o Fabio que teríamos que ir a pé! Ele não acreditou, mas veio andando atrás de mim! Chegamos na estação as 14:02, o nosso trem já tinha saído 7 minutos atrás. Mas descobrimos que aquele ticket (Eurail) era válido por 1 mês. O Fabio ficou alguns minutos sem falar comigo, estava com raiva de mim por que o fiz andar uns 4 km com a mala pesada, mas, paciência, eu também andei a mesma quantidade com o mesmo peso!
Esse trem que compramos até Brugge era primeira classe- xic!!
Nosso itinerário era: Bordeaux- Paris (montparnasse) Paris (nord)- Brugge
Tinhamos que trocar de estação ao chegar em Paris, tudo bem, isso já sabíamos, o que não sabíamos era que a manifestação também estava rolando em Paris, ou seja: NO TAXI AT ALL!!
Chegando em Paris, vimos o mesmo caos de Bordeaux, tentamos não nos intimidar com isso e fomos logo pergutando a um senhor o que seria melhor fazer, ele nos disse que a melhor opção seria pegar o metro até Gare du Nord. Foi o que fizemos.
Vimos que de lá tinhamos que pegar a linha 4 do metro, era muito longe de onde estavamos parados, caminhamos pelo metro por mais ou menos 800metros com as malas pesadas e algumas escadas no nosso caminho. Teve um momento que eu quase chorei de desespero.
Chegamos a Paris Nord às 18:50, o trem para Brugge partia às 19:01, pela primeira vez no dia, tivemos sorte! O trem, na realidade era Paris- Bruxelas- Brugge. Chegamos em Bruxelas e o trem para Brugge saiu um minuto depois que entramos nele, ou seja, sorte de novo! Agora, imaginem a seguinte cena: Fabio e eu fomos de segunda classe até o vagão da primeira classe com as nossas mega malas passando pelo corredor estreito do trem. Eu não contei, mas muitos pés foram vítimas das rodinhas da minha mala!
CHEGAMOS EM BRUGGE!!!!!! UHUUU!
Pegamos um taxi e fomos direto para o hotel, que é maravilhoso! E o mais maravilhoso é que tinhamos reservado um quarto "peba", que já era bem legal, mas depois desse dia caótico, resolvemos fazer um up grade! Portanto pegamos o que eles chamam de quarto do Marquês! Sem palavras para o quarto! Lindo, lindo e lindo!
Depois de deixar as malas no quarto, descemos para comer, só que, em Brugge os restaurantes fecham as 21:00, por sorte, a recepcionista nos indicou um barzinhocom umas comidinhas básicas, nada de mais, mas estávamos com fome e para lá que fomos! O lugar era apenas a 100mts do nosso hotel, chama-se L'estaminet, sabe aqueles bares onde todo mundo se conhece? Tipo seriado de tv americana? Pois é, era bem nesse estilo, e a decoração também é bem legal! O spaghetti que eu comi estava perfeito e as cervejas?! (Belgas, ok?!) também estavam óóótemas!
Após passar por tudo isso que passamos, uma boa noite de sono foi fundamental!

20.10.10- Acordamos cedo para tomar café e aproveitar o nosso primeiro dia em Brugge. Temos apenas 2 dias.
Choveu muito hoje, o dia todo. Fomos até Markt (praça principal de Brugge), onde a recepcionista nos disse que poderíamos pegar um city tour que passa ali de hora em hora.
Vale muito a pena! Dentro do ônibus tem uma televisão que vai explicando a história de Brugge e de cada monumento que passamos. Vou dizer: a cidade é bem pequena, mas tem muita história, muita coisa para ver, e é linda! Acho que é o lugar mais lindo e charmoso que eu já vi na vida!
Depois almoçamos no Cafe Brasserie Craenenburg , um dos milhares de rastaurantes que ficam ao redor da praça, que tem uma hístória muito interessante. O nome do retaurante originou-se por causa do nome da família que morava ali os Craenenburg, em 1305. A história do local é dividida em 2 partes. Primeiramente, Margaretha de York assistiu em 1468 ao jogos de cavaleiros bem ali, na Market Place para celebrar o seu casamento com Charles. Segundo, foi ali que em 1488 o arqueduque Maximiliam da Austria foi aprisionado.
Em 1905 o Craenenburg se tornou o pub local do clube de fumantes de Brugge. Em 1956 passou por uma reforma e em 1966 o restaurante vem sendo dirigido pela familia Boedt. Os donos atuais são a terceira geração no comando do estabelecimento.
Andamos, andamos e andamos até parar na Galler, uma loja de chocolates (belga, ok?!), onde eu comi um "troço" muito bom, é como se fosse uma massinha de waffle recheada com chocolate...hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Tem que comer! A Galler fica na Steenstraat 5, bem pertinho da Praça principal. Voltamos para o hotel, dormimos um pouco e como eu já imaginava, acordamos às 22:30, com fome, e o único lugar aberto aquela hora era o L'estaminet, e lá fomos nós de novo!

Dia 21.10.10-  Fomos tomar café da manhã numa lanchonete próxima ao nosso hotel, já que tinhamos acordado tardee o cfé do hotel já tinha encerrado. Acabamos o café e fomos comprar o nosso ticket do barco tour. O dia estava maravilhoso, um solzinho gostoso com aquele friozinho, portanto sabíamos que o passeio valeria a pena! O Capitão do tour era um homem muito simpático, puxou conversa  comigo o tempo todo! Ele achou que eu fosse solteira e já estava me falando sobre o filho dele, que é um rapaz muito bonito, rico e chef de um restaurante ali em Brugge, ou seja: mulherada do meu Brasil, vocês tem mais um motivo para ir para Brugge!!! Solteiras, em Brugge ainda tem mercado! Quando eu disse ao capitão que aquele homem sentado ao meu aldo era meu marido, ele só faltou pular do barco! Ficou super sem graça!
Bom, depis desse passeio mais do que perfeito, fomos almoçar num restaurante na Markt place, tomamos umas cervejas maravilhosas! Saímos do restaurante, e fomos dar uma volta para tomar um café e achamos um lugarzinho perfeito num beco do lado de uma loja de decoração, o nome do lugar é Café Merveilleux
fica em Muntplein ( e o nome da loja de decoração é Munt, vale a pena dar uma conferida!). Saímos dali e fomos procurar uma papelaria especial a De Shacht. Achamos a tal e eu fiquei maravilhada com a quantidade de coisas diferentes, mas não levamos nada, só um pacote de giz (aliás QUE giz! Muito bom!) para escrever no quadro negro que eu ainda não coloquei na cozinha da minha casa! Voltamos para o hotel com uma certa pressa para nos arrumarmos e sair para jantar no restaurante mais "xic" de Brugge, o Duc de Borgogne. É um retaurante mais caro, mas vale a pena gastar um pouquinho mais, a comida é muito gostosa, o atendimento é sensacional e a sobremesa?! Eu pedi um mousse de chocolate dos Deuses! E o lugar não tem explicação, fica na beira do canal, e de vez em quando passavam cisnes, típicos de filmes da Disney! Um sonho!
Arrumei as malas bebendo uma tacinha de vinho para relaxare amanhã: Amsterdam!
Meus olhos agradeceram por esses 2 dias, Brugge é lindo!
Conclusão de Brugge:  beber (cerveja- mais da parte do Fabio); comer (da parte dos dois!) e se encantar!

Dia 22.10.10- Saída de Brugge e chegada em Amsterdam
7:50 (am) o despertador tocou. Hoje foi difícil de levantar, mas...tinhamos que ir logo pois nosso trem saía às 10:19 para Amsterdam. Nos arrumamos com calma, tomamos um bom café da manhã e pegamos o taxi para estação. Tudo correndo muito bem!
Chegamos em Amsterdam e tivemos um choque! Depois de passar por 2 cidadezinhas como Bordeaux e Brugge, Amsterdam era uma gigante, lotada de pessoas, bicicletas, carros, trens, taxis.... TUDO! Saindo da estação, não tivemos uma boa impressão, mas foi só por alguns minutos, depois que chegamos no taxi vimos que era um lugar maravilhoso e jovem! Assim como os outros 2 anteriores. Fomos direto para o hotel King's Villa, que parece um chalézão, lindo demais! Com vigas de madeira aparentes, e uma vista para a lagoa do Voldelspark com patinhos!! Tinha até máquina de café da nespresso...  What else? Era um quarto pequeno, mas muito aconchegante! Estavamos com muita fome, portanto deixamos nossas malas no hotel e fomos explorar a cidade, achar um lugar para comer! Foi difícil achar um restaurante na rua que fomos, estavam todos fechados, mas acabamos achando um pub o Café Ter Brugge (em Amsterdam mesmo viu?!)- fica na overtoon 578- Muito legal, com boas cervejas e bons sanduíches. Uma boa pedida é o sanduíche na ciabatta com tomate mozzarela e molho pesto, excelente!- Tomamos umas cervejinhas, Leffe, e eu , depois de 2 garrafinhas fiquei mais pra lá do que pra cá! Meu marido fez até um vídeo para me mostrar como eu estava bebada, cruzes!
Voltamos para o hotel e com todo aquele vizual, depois de um chá muito gostoso, preparado na nossa Nespresso, e com passarinhos cantando do lado de fora com uma temperatura mais que agradável, nós dormimos! E muito! Acordamos só para tomar banho e jantar. Fomo até Leidseplein, uma praça cheia de gente jovem, bonita, restaurantes, barzinhos, bicicletas, trens, taxis... UFA! A impressão que dá é que essa cidade não para! Comemos no New York Steakhouse Three Sisters, muito gostoso super trabsado! Depois de comer, uma caminhada pela noite de Amsterdam e uma parada no Hard Rock café (eu queria fazer xixi e o Fabio queria umas cervejinhas!).
Voltamos para o hotel e antes de dormir, como não podíamos deixar de fugir do nosso ritual, assistimos Ti Ti Ti (novela das 7 da rede globo), podem acreditar, nós acompanhamos novela por computador, todas as noites desde o primeiro dia de viagem!!!

Dia 23.10.10- Descemos para o café da manhã as 10:50 (am), pagamos o nosso mico do dia ali mesmo, tentando tirar leite quente da máquina de café, até os gringos do nosso lado riram da nossa cara, e ficaram falando gracinhas em alemão (sorte a deles que nós não entendemos nada, e ficamos olhando para cara deles com cara de bunda!). Depois de comer bastante, tomamos um banho nos arrumamos e saímoscompramos o ticket do "tram" (válido por 24hr) no hotel mesmo e quando saímos pra nossa caminhada, a chuva veio junto com a gente. Choveu muito hoje durante todo dia e o frio estava demais, deve ter feito uns 4 graus, mas tentamos nos enganar, fingindo que o frio não nos incomodava. Pegamos o tram em direção a leidseplein e fomos direto a uma cabine de informação turística. O rapaz que nos atendeu disse que o transito estava muito ruim para um city tour de onibus, que seria mais aconselhável se fizéssemos o boat tour. Então fizemos isso, e alguns minutos depois estávamos dentro do barco. Sentamos, por acaso, no mesmo banco que umas brasileiras, eram 3 gerações: a avó, a filha e a neta: Simone, Carolline e Emily respectivamente. Paramos na casa de Anne Frank, todos nós, incluindo nossas novas companheiras. Foi ótimo o passeio no museu, vale muito a pena conhecer a história e onde ela e sua família se esconderam por tanto tempo...
Quando saímos do museu, parecia que o tempotinha piorado! Chovia ainda mais e o frio estava nos matando! Paramos numa cabine do boat tour para ver qual seria o próximo barco que saíria, o rapazinho nos disse que só passaria ali daqui a 30 minutos!! Deixa eu ver: ficar ali no frio pegando chuva durante 30 minutos, ou sentar num barzinho para um café durante 30 minutos? Dúvida cruel!
Fomos para um bar muito perto do ponto do barco, mas o papo e a cervejinha estavam tão bons que perdemos 3 barcos! Mas, não dava mais para perde-los, então fomos até o pontoe 2 minutos depois chegou o barco! Simone e eu estávamos alegrinhas! Mas essas cervejinhas bem que vieram numa boa hora! Nem sentimos mais o frio! O barco (pegamos um da linha vermelha) parou no que seria seu ponto final, mas viraria linha verde. Depois de muito papo, e de muita pesquisa vimos que essa linha verde não seria interessante para nós, portanto paramos ali mesmo, saltamos do barco e atravessamos a ponte atrás do barco da linha azul, mas antes, paramos em um quiosque árabe e pedimos umas comidinhas, não era muito bom não, mas, na hora da fome vai qualquer coisa!
Chegamos do outro lado da ponte e vimos que o barco que queríamos só sairia daqui 35 minutos!! Nesse momento, para nos proteger da chuva, entramos, literalmente, embaixo da ponte! Foi engraçada a situação! Decidimos que seria melhor entrar em algum café ao invés de ficarmos expremidos debaixo da ponte! E foi isso que fizemos. Entramos num restaurante super perto do ponto, o Cafe Versailles, não comemos nada, apesar do nome ser francês a comida era árabe e tinha até narguilê! Pedimos uns drinks, batemos um papo, e demos um pequeno prejuízo ao local : Emily, quando saía do estabelecimento, esbarrou sem querer num vaso de vidro que ficou todo espatifado! Mas ficou tudo bem!  Saindo de lá fomos para a Damstraat, rua bem movimentada. Paramos para comer rapidinho no Mac Donald's (sempre tem que ter um Maczinho das crianças né?!). Andamos mais um pouquinho e paramos numa loja de souvenir, onde comprei minha caneca da Holanda. Nos despedimos das nossas amigas, elas tinham  que acordar cedo para ir para Londres no dia seguinte.
Por hoje foi isso. Depois de nos despedir, cada um foi pro seu lado, elas estavam num hotel bem perto de onde estávamos, já nós.... tivemos que pegar 2 trens e ainda perdemos o ponto do segundo trem, fomos parar uns 500 metros de distância do nosso hotel, estava acabada! Não contava com essa caminhada no final do dia! Mas foi maravilhoso o nosso dia com as nossas amigas arretadas!!!

Dia 24.10.10- Último dia de Amsterdam. Fomos ao Van Gogh Museum, muito bacana! Se for a Amsterdam, esse é um passeio obrigatório! Não demoramos muito no museu, até porque tinhamos que ir a outros lugares, afinal, era nosso último dia. Saímos do museu e pegamos o "tram" (linha 2- centraal station) e fomos para o red light district, um lugar cheio de "meninas de família" expostas em vitrines, sendo que dentro dessa vitrine, além da menina tem uma cama também, ou seja: você anda pelas ruas, quando de repente vê uma moça que te agrada, entra ali, dá umazinha e sai, na frente de todos os outros pedestres, um tanto constrangedor, não? Eu vi um cara saindo de dentro de uma dessas cabines, se despedindo da moça, parecia que eles já se conheciam há anos, ele queria puxar mais um papo, mas ela estava o expulsando, deixando bem claro que ali, era só sexo! Devo admitir, que, mesmo eu, moradorado Rio de Janeiro, que passa muitas vezes por Copacabana ou Sernambetiba, achei bem chocante!
E muita gente fumando maconha, impressionante!É muito interessante, vale a pena ir , até porque tem vários restaurantes muito legais na beira do canal.
Andamos pela Damstraat, que també, é um lugar que tem que ir do lado da estação de onde partem todos os "trams".
Choveu bastante durante a nossa caminhada, então paramos num bar. Uma cerveja pro Fabio e um chá pra mim! Comemos uma batata frita (que é um must eat do local), mas pedimos com queijo cheddar e não foi muito legal... ou seja: batata frita do Maneken Pis é sem cheddar!
Voltamos ao hotel. Eu arrumei as malas deixei tudo pronto para partirmos no dia seguinte. Depois de tudo organizado, fomos jantar e posso dizer que nossa escolha foi perfeita para fechar o dia em Amsterdam. Paramos num restaurante Thai e cada garfada era um: "huuuuummmmmmmmmmm que maravilha!".  O nome dessa delícia é Prany fica em Overtoom 495-497.
PS: Pedimos um Chateauneuf-du-pape tradition 2006 Chatêau Fortia- excelente vinho.

Dia 25.10.10- Último dia em Amsterdam e primeiro dia em Londres.
Acordamos, o café da manhã foi no quarto mesmo com algumas guloseimas que compramos no dia anterior. Nos arrumamos e saímos para dar uma volta no Vondelpark, e que lugar lindo! O dia hoje estava maravilhoso, um céu muito azul! Sentamos num café no meio do parque e tomamos um chá. Assim foi nossa despedida de Amsterdam. Voltamos para o hotel, onde um taxi nos pegaria as 14:30 para nos levar ao aeroporto.
Pegamos o voo da KLM, e 40 minutos depois estávamos em Londres. Pegamos um taxi (uma gracinha diga-se de passagem) e mais 40 minutos estávamos no nosso hotel, que aliás acertei mais uma vez! Muito gostoso e a localização é maravilhosa! Em Kensington, do lado da estação Earls Court.
Arrumei nossas coisas e fomos jantar. O restaurante, uma delícia! Chama-se Zizi (italiano), custox benefício "bótimo"! Depois fomos encontrar a tia Marly, Micha e Cláudio, que disseram estar pertinho da gente, mas na realidade, estavam muuuuito longe!
Depois de uma caminhada fora do "script" de mais ou menos 2 Km, chegamos ao local que eles estavam. Andamos muito, mas valeu a pena!

Dia 26.10.10- Andamos mais do que nunca (nem na vinícola andamos tanto!) para chegar ao Zoo, e quando chegamos, após enfrentar uma bela fila, vimos que não tinha como entrar, porque? Primeiro: chovia demasiadamente, não íamos ver nenhum bicho, e segundo: cutava $ 20,00 LIBRAS (R$ 60,00 mais ou menos). Saímos dali, e andamos mais um pouquinho até chegar no lugar mais alto de Londres. Chegamos mortos lá em cima, mas valeu a pena, uma vista linda! Pena que estava chovendo muito e estava com muito nevoeiro. Esqueci de mencionar uma pessoa da maior importancia para nós em Londres, o Salama! Ele foi nosso guia, nos levando pra cima e pra baixo, com muita paciência!
Saindo do parque (não me lemnro agora qual era, se era o Green Park, Hyde Park...), o Salama nos levou até um lugar mega bizarro, alternativo e atual, o Stables Market. Muito maneiro, muito louco!
Fomos a Convent Garden e lá almoçamos no Zizi, de novo! Adoramos Convent Garden, na próxima vez, ficaremos lá! Chegando no nosso hotel entramos na internet para ver se conseguíamos passagem para ir pra Leeds conhecer a cidade da Micha e do Marcelo. Quando a Michelle acesseou viu que tinha tickets praquele dia mesmo, podíamos dormir em Leeds e passaríamos o dia lá com eles:
Michelle: - Topam?
Nós- Topamos!!
E lá fomos nós de madrugada par Leeds!
Chegando lá, o Marcelo foi nos pegar na estação e fomos direto para o apto deles, soooo cute!
Nós dormimos num outro apto, de uma amiga árabe da Michelle, muito bacana!


Salama, Micha, eu, tia Marly e Claudio indo para o Zoo 

Eu, experimentando uma luva um tanto esquisita no Stables Market




Micha, tia Marly e Claudio no restaurante cubano no Stables Market
                                               

Dia 27.10.10- Leeds!!
Acordamos, tomamos um café super especial com direito a ovos mexidos da Micha! Leeds é um lugar muito legal, muito jovem! E o clima estava perfeito!
Depois de alimentados, fomos as comprinhas, e, devo admitir, fiquei enlouquecida com as lojinhas que a Mi me levou! Estava bem animada com meu primeiro dia de compras desde o dia em que cheguei na Europa!!
As roupas super baratas e as coisinhas para casa?!
Bom, depois de muitas lojas, fomos encontrar os meninos que estavam bebendo umas cevejinhas. Fomos almoçar no Brown's, um restaurante excelente que também tem em Londres.
Almoçamos com mais um casal, o Diego e a Natalia, uns amores! Muito engraçados!
Acabamos de comer e fomos para casa desse outro casal (que é no mesmo prédio da Micha e do Celo). Tomamos um vinhozinho rosé.
Fiquei encantada com o "ap" deles! Ficamos pouco tempo pois tinhamos que pegar o trem de volta para Londres.
3 horas depois estávamos no hotel.


Micha e Celo preparando o nosso café a manhã- delicioso, saborooooso!!


Um pedacinho da casa da Micha e do Celo                   Pessoal reunido no Brown's em Leeds   
                             

 
Dia 28-10-10- Back to London
Hoje acordamos muito tarde, nos arrumamos rápido e saímos. O clima estava ótimo, uns 15 graus. Tomamos um café da manhã no Costa Cafe, um lugar pertinho do nosso hotel e em melhor que starbucks. Depois pegamos o metro e fomos encontrar a Micha. Fizemos um passeio delicioso! Parlamento, Big Ben, passamos do lado da London Eye (não andamos porque é extremamente devagar e caro!) fomos a um parque lindo e ali paramos para um chá! Continuamos a andar até o Buckingham Palace e por fim, Mayfair, onde sentamos no restaurante Fino's ( muito legal, e realmente Fino!) para um vinho. O Daniel nos encontrou lá e depois do vinho fomos para um restaurante thai, o Patara, simplesmente, wonderful!
Assim que acabamos, fomos fazer mais comprinhas! Depois fomos embora direto para o hotel, acabados!


Eu tentando dar um beijinho no Fabio as margens do Tâmisa

Dia 29.10.10, 30.10.10 e 31.10.10 - não escrevi no meu diário, mas lembro de alguns momentos legais, e umas dicas bacanas:
*Fomos ao Borough Market, um mercado de comidas e bebidas do mundo inteiro! Tomamos sucos naturais, sopinhas de legumes, comemos raclete (especial! Must eat!!!), hamburguer vegetariano (só eu), cachorro quente alemão (só o Fabio), kibe, esfiha....enfim! É um lugar que tem que ir!
* Depois do Borough Market, fomos até a Igreja onde a Lady Di se casou com Principe Charles, mas não entramos, não pode entrar a não ser que você pague para fazer o tour por dentro da Igreja, achamos que não valia a pena, até porque eles não mostram a Igreja toda. Dali, fomos a um pub, onde tinhamos marcado com a Adriana, uma amiga nossa aqui do Brasil. Encontramos ela e o Sérgio (marido dela), nesse pub, e depois fomos para um restaurante só de hamburgueres, delicioso, saboroso! Não me lembro o nome agora, mas vou achar e passo para vocês!
*No nosso penúltimo dia, fomos jantar com o Salama, os pais dele, que estavam em Londres, Micha, Celo, e Paula, uma amiga deles que está morando lá, o restaurante era excelente!
* Ainda no penúltimo dia, fomos a Nothing Hill na Portobello Road- fiquei encantada com as bugingangas do lugar! são muitas lojinhas e muitas coisas para ver, é um mercado no meio da rua, que acontece todos os sábados. Comprei uma bolsa linda na Cath Kidston! Depois das comprinhas básicas, paramos para um brunch no Electric cafe. Todos nós pedimos eggs, cada um, um tipo diferente.


O que sobrou do meu ovo com espinafre no Electric café


The Travel Bookshop- Livraria conde foi filmado Um lugar chamado Nothing Hill

* No último dia fomos na pizzaria da Harrods, muito charmosa, uma delícia, e o pizzaiolo chef ainda canta!!! É uma coisa! Fora que a Harrods é um sonho! Comprei, nesse dia ,uns macarrons maravilhosos na Ladurée e depois sentei para um sorvetinho na Moreli's, isso tudo dentro da Harrods! Vale a pena passar uma tarde lá só para comer e conhecer a loja! Nesse mesmo dia, a Micha e o Celo foram com a gente pro nosso hotel, eles ficaram um temoinho lá e depois o Marcelo teve que ir embora por causo do trem para Leeds que saía antes que o da Micha. Já ela ficou lá com a gente batendo papo e aproveitando os últimos minutos! Pena que nem todo mundo tem uma amiga como ela... Na hora da despedida que foi o pior, chorei até dizer chega! Foi com enquanto durou...mas como dizem, tudo que é bom dura pouco não é mesmo?!
Beijos, bisous, kisses, besos, bacios!

2 comentários:

  1. Amiga.... vc escreveu muiiiiiiiiito heim!!!! Tá de parabéns.. pelo que eu li e pelo o que vc me contou a sua viagem foi realmnte maravilhosa!!!
    Tô adorando as dicas maravilhosas da Zulmira!! bjs,

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda!!! Pena que nem todo mundo tem uma amiga que nem vc tb!!! Amei a visita, amei a compania de vcs, amei nossos programas, amei tu-do!!! TE AMO MUITO! Amei ate as nossas briguinhas ;) Vc eh mto especial!!! Uma beijoca carinhosa, Micha e Celo

    ResponderExcluir